OPERAÇÕES

Perfil de investidor: entenda a importância dele para o universo dos investimentos e saiba qual é o seu

O seu perfil de investidor é determinante para definir que tipo de mercado de investimentos entrar. O seu estilo de vida, seus recursos financeiros, sua disponibilidade para dedicação e sua inteligência emocional para tolerar o risco em troca de possíveis recompensas, são características que influenciam diretamente ao definir seu perfil

Para um bom planejamento, ao se preparar para o futuro, é necessário compreender a sua capacidade financeira, portanto, identificar e compreender seu perfil de investidor é essencial para desenvolver um plano de investimentos.

Você sabe qual é seu tipo de investidor?Confira abaixo os principais perfis que vão ajudar você a encontrar o seu.

Qual o seu perfil de investidor?

Conservador

O perfil conservador prioriza a segurança e a liquidez muito mais que a rentabilidade. Assim, o conservador tem tolerância zero para perdas e riscos que levam ele a desistir de um retorno maior, que é possível com investimentos de maior risco.

Esse perfil de investidor gosta de ter seus investimentos feitos em aplicações que não são muito voláteis para que possa deixá-los lá e “esquecer”, o que não significa que não haverá monitoramento por parte dele, mas sim que não há motivo para emoções muito fortes como no mercado de ações, por exemplo.

No caso de aplicações mais arriscadas, o perfil conservador gosta de ter o poder de resgate, ou liquidez imediata e não seria capaz de tolerar muitos dias de espera enquanto apenas acompanha seus investimentos em queda. Este perfil está em busca de investimentos de curto a médio prazo.

Normalmente, os novos investidores se adaptam mais facilmente a este perfil de investidor e, depois que adquirem mais experiência, este perfil pode mudar.

Moderado

O perfil de investidor moderado é um meio termo entre o conservador e o perfil agressivo, sendo seguro afirmar que esse é um perfil mais equilibrado. Esse perfil consegue ser mais tolerante a riscos do que o conservador, mas não tanto quanto o agressivo, ele está disposto a abrir mão de um pouco mais de liquidez e segurança para obter os retornos desejados. Este perfil de investidor está em busca de investimentos de médio a longo prazo.

Pelo meio termo das características é natural acreditarmos que este é o melhor perfil de investidor, mas, temos que compreender que o melhor perfil para você é o seu e não há um perfil melhor que o outro. Fica a dica!

Agressivo

O perfil de investidor agressivo prioriza a rentabilidade acima de todos os fatores e tem grande tolerância a riscos.

Geralmente, esse é um investidor experiente com mais recursos financeiros e, portanto, está disposto a desistir da liquidez imediata, o que tende a fazer ele ser mais flexível, com maior tolerância às perdas, porque ele entende que lucros mais altos virão a longo prazo. Este perfil está em busca de investimentos de longo prazo.

E aí, descobriu qual é o seu perfil de investidor?

Continue acompanhando o nosso blog e receba dicas que ajudarão ainda mais o seu perfil.

Tudo que voce precisa
Materiais educativos