OPERAÇÕES

Robôs de investimento: conheça esta tecnologia que gera praticidade nos seus investimentos

A automação de tarefas por robôs de investimento é parte da realidade cotidiana em indústrias, call centers e outros locais que buscam automatizar e otimizar processos. Porém, ainda são poucas a pessoas que conhecem o uso de máquinas robóticas para tarefas complexas como investimentos.

Além do fator limitador da disponibilidade de acesso à informação, outras questões como a desconfiança, intrínseca ao universo trader e a dificuldade de compatibilidade dos sistemas atuais dos robôs de investimentos com alguns produtos de renda variável, são responsáveis pela ainda baixa taxa de adoção de um sistema automatizado de investimento dentro das estratégias de investimento em renda variável.

Dito isto, dizemos que o fator desconfiança vem principalmente do que se é desconhecido. No entanto, ao subtrairmos os prefixos des de ambos, nota-se que a base da confiança está no conhecimento. Portanto, temos como missão neste blog atuar de modo a facilitar a conexão de pessoas com os robôs de investimento.

O que são robôs de investimento?

Em sua essência, robôs de investimento são algoritmos muito bem desenvolvidos para executar a tarefa específica de disparar um comando quando um certo conjunto de condicionantes pré-determinadas pelo cliente do robô é atingido. Ele poderá assim executar as funções para qual foi programado, como comprar e vender ações.

Como funciona os robôs de investimento?

A base do funcionamento destes robôs de investimento é o aprendizado de máquina (Machine learning) que proporciona o treinamento do algoritmo do robô para realizar predições acerca do mercado, uma vez que ele foi condicionado a entender como as situações ocorreram com dados reais.

Por que devemos dar um voto de confiança a estes robôs?

Por fim, finalizando este assunto dos robôs de investimento como um bom trader sabe, controlar as emoções é crucial na hora de se fazer investimentos. Decisões emocionais e não racionais podem colocar anos de trabalho árduo em risco.

Em minha própria experiência, vi meu avô, um investidor calculista, que trabalhou a vida inteira em finanças perder todo seu dinheiro em um investimento que até então não parecia arriscado mas, de cunho passional.

Um robô não tem emoções, ele trabalha com estatísticas e dados. E o volume de dados disponíveis para simulação hoje é sem precedentes na história.

Portanto, é com dados, estatísticas, gráficos, planilhas e estratégias que pretendemos suprir você, caro leitor.

Tudo que voce precisa
Materiais educativos